sábado, agosto 23, 2008

גם זה יעבור - "This too shall pass"

Tenho passado estes últimos dias embrenhada num nevoeiro, totalmente sem norte ou bussola que me oriente. Normalmente procuro-te a ti, como se fosses a estrela que me guia a bom porto, mas o que me faz andar à deriva neste momento é o não ter uma palavra ou um gesto que possa aligeirar o que tu sentes. E foi de ti, tu que mais precisavas, que conheci pela primeira vez a expressão: גם זה יעבור - "This too shall pass" - “gam zeh ya’avor”.
Fiquei curiosa e fui procurar o seu significado e a sua história e descobri que a máxima "this too shall pass" vem de uma história da tradição judaica sobre o rei Salomão que vou tentar resumir:
O Rei Salomão procurava uma cura para a depressão. Então ele reuniu os seus conselheiros mais sábios. Eles pensaram durante algum e por fim aconselharam o Rei a mandar forjar um anel onde estivessem gravadas as seguintes palavras: גם זה יעבור. O Rei assim o fez e sempre que ele se sentisse triste, deprimido ou infeliz ele olhava para o anel e o seu estado de espírito alterava-se para calmo e feliz. Mas isto tu já sabias...

Acredito piamente que tudo se irá compôr, que a tristeza que paira sobre ti será amenizada. Que as dúvidas e incertezas ficaram clarificadas. Acredito que vais ser imensamente feliz, realizado... Simplesmente pleno de coisas boas! Mas gostava de te poder dar um anel igualzinho a este e obviamente com o mesmo efeito!
Quanto a nós, é como te disse... Realmente é estranho este chove não molha. Mas ao fim de tanto tempo é porque há mesmo algo muito bom e forte que nos une. Se acho que és "a tampa da minha panela"? Sim acho! Mas isso é hoje e em maior dos dias... Há aqueles dias do "o que é que eu vejo nele??". Há dias de dúvidas e incertezas... Sim também os tenho.
Acho que temos medo do amor e da sua ausência. Somos uma idiossincrasia ambulante. A contradição total! Temos medo de arriscar (repara que falo no plural, num nós e não num tu ou num eu)!
O amor será sempre um risco. Risco de sofrer, de iludir, de magoar e ser magoado, medo de errar. Mas principalmente, risco de ser feliz... para mim nada mais importa, nem as discussões do dia de ontem ou as hipotéticas do amanhã.
Por tudo isto não desisti de ti, não desisti de nós... Arrisquei e irei continuar a fazê-lo!
Se sofrer vai ser simplesmente porque fui imensamente feliz contigo e por saber a Saudade que irei ter!
Mas que vales a pena... VALES!
SORRI! TENS O SORRISO MAIS BONITO E CONTAGIANTE DO MUNDO!
Jokitas grandes e fofas,
Mafalda.

Sem comentários: